Filme “Balance” ótimo para refletir sobre o desequilíbrio ambiental.
Inicialmente no filme todos trabalhavam em benefício de todos, pensavam no que iriam fazer, reagiam conforme a exigência do universo em que habitavam. Assim, tudo era tranqüilo.
Até que encontraram algo diferente, e esta descoberta fez com que cada um pensasse por si. Aqueles que eram mais competitivos queriam disputar a posse da descoberta, e para alcançarem tal objetivo esqueceram que para sobreviver naquele universo era necessário que trabalhassem em conjunto.
Existe na história da humanidade um filmezinho bastante parecido com este, porém que deixou marcas e conseqüências piores.
Falando de Brasil:
Antes da “descoberta” pelos portugueses da existência deste país quem aqui vivia eram os Índios. Eles plantavam, colhiam, matavam... de acordo com as necessidades de sobrevivência que encontravam, no entanto não causavam desequilíbrio ao ambiente, tinham por certo que deveriam respeitar sua fonte de sobrevivência.
Quando os portugueses chegaram ao nosso país trouxeram do exterior muitas novidades e em troca destas iniciaram um processo de exploração destas terras.
Quanto mais riquezas descobriam, mais exploravam....
Passaram-se 508 anos, de uma exploração desequilibrada. Cada um quer se beneficiar sem pensar nas conseqüências destes atos, visando somente os benefícios próprios.
Hoje o mundo reage a este sistema desequilibrado, porém, ainda quando nos encontramos em situação de extinção de uma das maiores espécie e considerada a mais “inteligente”, a espécie humana, não somos capazes de pensar e reagir de acordo com a nossa necessidade de sobrevivência, continuamos sendo egoístas, mesmo sabendo que nossas ações individuais nos levarão a uma catástrofe.
“É triste pensar que a natureza fala e que o gênero humano não a ouve.” (Victor Hugo)
sexta-feira, 25 de abril de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário