quinta-feira, 9 de abril de 2009

APRENDIZAGEM

Após a leitura do texto “Modelos Pedagógicos e Modelos Epistemológicos” do autor Fernando Becker, percebo que minhas concepções sobre aprendizagem e conhecimento foram desenvolvidas e hoje sinto-me mais seguram para falar de construção de conhecimento.
O conhecimento é o resultado da interação do sujeito com o objeto, ou meio ao qual está inserido, sendo que aprendemos no momento em que somos capazes de redescobrir o que já foi descoberto, mas que a descoberta seja capaz de nos transformar, de modificar a nossa forma de pensar e agir. Aprender não é apenas armazenar informações e experiências, é conseguir extrair destas o suficiente para modificar, reinventar o objeto, o próprio sujeito e o meio.
Quando pensamos em aprendizagem/conhecimento precisamos levar em consideração aquilo que o indivíduo traz consigo das suas experiências de vida, do meio ao qual vive e interage, sendo que estas serão significativas para todo o processo de desenvolvimento do mesmo. Aprendemos aquilo que nos interessa que temos curiosidade, que tem ligação com a nossa vida, se as aprendizagens oferecidas não tiverem relação com a vida e as vivências cotidianas do indivíduo estas serão rapidamente esquecidas
Quanto às práticas escolares acredito que muitas coisas precisam evoluir, partindo da prática docente, devemos deixar de lado a forma como transmitimos o que consideramos ser conhecimentos, precisamos trabalhar com atividades que possibilitem o descobrimento, a inovação e para isto é preciso que os alunos se envolvam no processo de elaboração de escolhas de temas de atividades, de meios...

2 comentários:

Nadie Christina disse...

Oi querida!

Está muito interessante a tua reflexão sobre os "modelos pedagógicos e modelos epistemológicos". Esse modelo epistemológico contribui para pensar as questões/conceitos ou atividades propostas pelas demais interdisciplinas? Pense nisso e continuaremos conversando.
Um carinhoso abraço,
Profa. Nádie

Josiqueli disse...

Oi Nádie!!

Adorei esta abordagem da interdiscilina de psicologia, pois me fez refletir sobre a palavra conhecimento e a forma como aprendemos.
Acredito que sim, que este modelo epstemológico contribui nas questões propostas pelas outras interdiscilinas. Apesar de já não precisar mais do objeto concreto, pois somos capazes de abstrair os conhecimentos, precisamos relacionar as descobertas para poder nos transformar,transformar as aprendizagens e o meio. Acredito que as relações que fizemos são capazes de promover conflitos e de nos impulcionar a buscas.