terça-feira, 14 de dezembro de 2010

EIXO VII - PLANEJAMENTO
Ao visitar as interdisciplinas do eixo VII deste curso deparei-me com a interdisciplina de Didática, Planejamento e Avaliação que me fez refletir sobre minha mudança de postura durante meu estágio curricular e que faz parte dos meus estudos no TCC. Ao reler o texto: Planejamento: em busca de caminhos de Maria Bernadete Castro Rodrigues pude repensar minha prática considerando este referencial teórico.
Ao iniciar meu estágio com uma turma de pré escolar tinha meus planejamento muito organizados e tinha sempre a intenção de aplicá-lo todo, sem muitas mudanças, queria ter domínio total sobre a situação. Conforme os dias foram passando percebi que não estava conseguindo envolver meus alunos, que estavam dispersos, sem interesse no que eu oferecia. Passei então a refletir sobre minha prática e observar mais como se dava o trabalho dos outros profissionais, já mais experientes. Passei a observar os alunos e percebi que o que os envolvia era o brincar livre, sem objetivos finais, mas o prazer de realizar a atividade em si. Percebi então que meu planejamento estava sendo autoritário. Ao mesmo tempo em que eu queria formar alunos autônomos eu usava do autoritarismo e impedia que eles fossem autônomos, autonomia está que para Constanci Kamii (1988) é construída na interação sem repressão, sem imposição.
Tinha um currículo para seguir, e ao mesmo tempo o desejo de envolver meus alunos e propiciar aulas prazerosas, então decidi unir o brincar, que é considerado por Smith (2006) como o trabalho infantil, a minha mediação como forma de promover este brincar, tornando-o mais maduro, promovendo consequentemente o desenvolvimento dos alunos. Para Maria Bernadete Castro Rodrigues toda ação pedagógica deve estar sustentada por pressupostos teóricos que explicitem concepções, sendo o planejamento a busca de aliar o "para quê" ao "como". Então, o planejamento estruturado é importante desde que dê espaço para o novo, para o inusitado.

Um comentário:

Roberta disse...

Josiqueli!!

Trazes nessa postagem os elementos básicos considerados pelo Seminário Integrador nesse semestre. Mas o que mais me chamou a atenção nessa tua postagem foi a tua mudança de postura no planejar que aconteceu devido ao teu olhar atento sobre os teus alunos.

Parabéns!!