terça-feira, 14 de dezembro de 2010

ESTÁGIO DOCÊNTE - EIXO VIII
Realizei meu estágio com uma turma de Educação Infantil, da Escola Municipal de Educação Infantil Abelhinha e tinha como propósito planejar atividades que viabilizasse o desenvolvimento da autonomia, onde o sujeito pudesse dialogar com o seu conhecimento prévio e a partir da interação e da troca construir novos saberes, novas aprendizagens e até mesmo transformar as aprendizagens já construídas.
Fui para sala de aula com muitas atividades planejadas, mas desconhecia o conceito de autonomia e como esse seria desenvolvido. Ao mesmo tempo em que pretendia possibilitar o desenvolvimento através da interação e da troca levava atividades prontas que não valorizavam os conhecimentos dos alunos, que esperavam por respostas prontas, nada que valorizasse a construção, a descoberta.
Foi quando decidi mudar e rever minha prática. As atividades oferecidas davam conta de alguns objetivos da Ed. Infantil, porém davam conta de forma autoritária, imposta, que vinham contra minha vontade de formar sujeitos autônomos, de envolvê-los no processo e promover a construção e não a repetição.
O estudo dos conceitos de autonomia, de brincadeira, de mediação se fizeram presentes e modificaram minha atuação nas últimas semanas de estágio. O que mudou foi a forma como eu mediava as atividades, valorizando a ação do aluno sobre o que eu oferecia, deixando-os criar, recriar, reinventar o que estava ali, oferecido por mim.
Foi difícil abrir mão do controle para dar espaço ao incerto, inesperado, porém foi maravilhoso ver o envolvimento dos alunos e a construção de hipóteses, conceitos e conhecimentos de forma prazerosa.

Um comentário:

Roberta disse...

Josiqueli!!

Essa postagem é quase um complemento da anterior mostrando ao leitor as mudanças que realizaste no teu estágio e com base no que elas ocorreram.

Abraços
Roberta