terça-feira, 14 de dezembro de 2010

TCC - EIXO IX
Neste eixo realizei pesquisas para a realização do meu Trabalho de Conclusão de Curso, tendo como inquietação: COMO A MEDIAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL PODE AUXILIAR NA FORMAÇÃO DO SUJEITO DURANTE OS MOMENTOS DE BRINCAR? Este tema surgiu das minhas inquietações durante o período do estágio, já relatadas neste blog.
O trabalho tem como objetivo mostrar que o brincar é fundamental para a promoção do desenvolvimento infantil e que o professor valendo-se da mediação e da interação com o mundo infantil pode tornar o brincar mais maduro e promover de forma mais significativa o desenvolvimento dos alunos, sem usar de autoritarismo. Para tanto, durante este semestre realizei pesquisas tendo como referencial teórico Tânea Fortuna, Kishimoto, Moyles e alguns colaboradores que dialogaram com a minha prática me fazendo compreender a importância do brincar na Ed. Infantil, bem como do envolvimento do adulto nestes momentos. A pesquisa de carater qualitativo foi analisada a partir de dados coletados na minha prática de estágio pois ao analisar minha atuação docente pude modificá-la qualificando-a.

Um comentário:

Roberta disse...

Josiqueli!!

Assim como a postagem anterior essa é uma complementação de tudo que já escreveste aqui. Fica clara a tua caminhada e as tuas inquietações sobre o brincar e o planejamento na educação infantil.

Abraços
Roberta